sábado, 12 de setembro de 2015

Evolucionismo x Criacionismo

Abaixo está uma postagem minha que escrevi em 25 de abril de 2009:

Evolucionismo x Criacionismo

Para começar:
Por que existimos? Qual o propósito de nossa existência?

Para alguns, tudo veio a existir a partir de uma grande explosão, ou big bang, e a partir daí, a vida na terra evoluiu. No início, havia apenas água em grande temperatura, por conta do magma terrestre. Resumindo: parte dessa água evaporou, criando nuvens, em seguida chuva, depois esfriamento do solo. Em meio a este processo a vida veio a existir, através de um processo lento, que durou milhões de anos. Pequenas partículas formaram seres unicelulares, que se desenvolveram até surgirem seres pluricelulares. Então estes seres foram evoluindo, sofrendo a ação do tempo, que tem um papel fundamental na evolução, e das condições climáticas e terrenas até chegar a seres mais desenvolvidos, que desenvolviam funções como: alimentação e reprodução. Alguns destes seres eram fracos, e não tinham condições suficiente de se manterem e, através da seleção natural, foi mantida a sobrevivência do mais forte até chegar ao ser humano e aos demais animais da natureza. Um dos principais pensadores evolucionistas, e mais influente, foi o inglês Charles Darwin.



Se formos utilizar a base evolucionista, como responderemos a pergunta acima? Somos mero frutos do acaso?



Para os criacionistas, nada veio do acaso ou simplesmente de uma explosão, e assim a vida surgiu por um processo de milhões de anos. Não! Os pensadores criacionistas, sejam religiosos ou não, acreditam que tudo o que existe foi planejado, e pensado por alguém superior, para muitos, Deus. O escritor e pastor cristão Abraão de Almeida desafia os evolucionistas quando fala das propriedades do olho humano ou animal. A perfeição com a qual funciona este sensível órgão é tão impressionante que não é possível pensar que algo tão ORGANIZADO, tão bem CALCULADO, possa surgir sozinho, sem a ação de um Ser. Até os evolucionistas não conseguem uma explicação convincente, e muitos nem mesmo explicam, sobre a formação do olho. E se isso já é demais, o que não dizer do cérebro e da circulação sangüínea. Será que tudo isso é mero fruto do acaso? Como o criacionismo responde as duas primeiras perguntas? Não é tão difícil saber.

Eu, Paulo Natanael, o autor deste blog, comecei com este assunto, que para muitos ainda não tem resposta, que é importantíssimo para a discussão do pensamento. Mas o que tenho a dizer é o seguinte: observe a natureza, e apenas alguns dos seus componentes, árvores, insetos, alguns animais e o ser humano. Você perceberá que cada um tem uma função no mundo, e vive em constante equilíbrio com o mesmo. Cada ser tem o seu ponto de equilíbrio. Cada um age em conformidade a ação do outro. É como se houvesse uma grande reunião na natureza e cada um recebesse a sua função. Se você parar um momento para observar e analisar o que está a sua volta, verá que há uma grande combinação, uma relação entre as coisas. Há sempre uma causa, um ponto de partida. A lógica e as relações matemáticas se manifestam constantemente na existência dos seres. Observe a quantidade de dias do nascimento de algumas aves, e o período predominante entre esses dias. Maravilhe-se com a disposição lógica da formação dos frutos, a contagem dos grãos e a simetria. Simetria presente no ser humano, nos animais e em vegetais. Os lados do nosso rosto que se parecem tanto. Se não fosse organizado, seríamos massas em desarmonia, sem simetria, desequilibrados. E então: tudo isso veio a partir uma evolução? E se veio, o que será que fez os cálculos tão perfeitos? O que trabalhou na complexidade do cérebro humano? E se fomos criados, todas as coisas existentes não são as evidências de um Criador?


Nenhum comentário:

Postar um comentário